Barcelona, dono do mundo

Equipa catalã venceu o Mundial de Clubes ao bater na final o impotente Santos, com uma goleada por 4-0. Messi ofuscou Neymar.

Havia o Santos e Neymar, o melhor jogador brasileiro da actualidade. Mas o que Yokohama mostrou ao mundo foi mais do mesmo: Barcelona e Messi. O clube catalão voltou a vencer – à semelhança de 2009 – e o jogador argentino voltou a ser o melhor e a marcar (apontou dois golos).

A goleada, desenhada na primeira parte com três golos (Messi, Xavi e Fàbregas), foi aprimorada com o melhor que Guardiola sabe: posse de bola (acabou com 71 por cento) e uma chuva de golos sobre o Santos (16-8 em remates para a formação espanhola), campeão brasileiro da Taça dos Libertadores.

O vencedor da Liga dos Campeões impôs-se ao detentor da mais importante prova da América do Sul. 

Com esta vitória sobre os campeões sul-americanos, o Barcelona juntou o Mundial de Clubes às conquistas da Liga dos Campeões, Supertaça europeia e Liga espanhola, na última temporada. 
Antes, o Al Sadd conquistou o terceiro lugar na competição ao bater o Kashiwa Reysol, por 5-3, no desempate através de grandes penalidades.

Neymar, no final, estava rendido ao futebol do adversário.

“Hoje, aqui, aprendemos a jogar futebol, levámos uma lição. O Barcelona ensinou como se joga futebol. Não importa mais o que foi feito, mas sim chegar aqui deopis de muitas batalhas e sermos a segunda melhor equipa do mundo. Guardiola disse que perdeu muito para começar a ganahr, espero que isto nos aconteça também”, analisou.

Já Puyol, capitão do Barça, era o rosto da felicidade. 

“Fizemos um jogo muito bom. Pareceu que facil mas não foi, houve muita intensidade e um ritmo muito alto. Controlámos o jogo de início ao fim. Dedicamos a vitoria a Villa que não pôde estar aqui”.

Público

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1525533

About Marc Leprêtre

Marc Leprêtre is researcher in sociolinguistics, history and political science. Born in Etterbeek (Belgium), he lives in Barcelona (Spain) since 1982. He holds a PhD in History and a BA in Sociolinguistics. He is currently head of studies and prospective at the Centre for Contemporary Affairs (Government of Catalonia). Devoted Springsteen and Barça fan…
This entry was posted in Soccer. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s